Ragu de carne, paciência pra cozinhar nem sempre adianta

Já comentei aqui no blog várias vezes como adoro preparar comidas no forno, a espera sem fazer nada, enquanto a comida apura e os cheiros vão tomando a casa é uma das sensações mais maravilhosas que a cozinha pode me proporcionar.
Na semana passada, quando a amiga querida foi até a minha casa resolvi fazer uma receita simples, mas que ficasse lá, apurando no fogão. Seria perfeito, a receita ia ficar lá cozinhando sem a minha presença, e eu poderia me divertir com os amigos.
A ideia era fazer um Ragu de carne daqueles estilo provençal, a receita demoraria aproximadamente 2h apurando no fogão, o suficiente, de acordo com receita, para que a carne desfiasse. Bem, desfiar a carne não desfiou, mas ficar no fogão por quase 3h, a isso ela ficou!
E eu fiquei esperando, esperando, esperando...
O resultado foi bom, mas não foi esperado, meu Ragu de carne a provençal ficou mais pra macarronada do que tudo, mas a turma gostou e repetiu!
Eu, gostei, repeti, mas decidi, essa receita não volta pro meu fogão!

Linguine com Ragu de carne
500g de macarrão tipo Linguini
500g dfe patinho picado bem pequenininho
2 latas de tomate pelado
400ml de vinho tinto seco
1 cebola
2 dentes de alho
pimenta do reino
al
folhas de louro
azeite

  • Em uma panela, bem quente, acrescente o azeite, e a carne, sele a carne e deixe na panela até que todo o liquido que a carne soltar seja reduzido.(a carne já deve estar temperada com sal e pimenta do reino)
  • Após a redução do liquido acrescente as cebolas e o dente de alho, misture com a carne até que fique transparente, quando finalizar esse processo, acrescente o vinho e deixe na panela destampada até evaporar todo o álcool, isso deve levar em torno de 05 minutos.
  • Após evaporar o álcool, coloque as 02 latas de tomate pelado, as folhas de louro, acerte o sal, diminua o fogo e deixe a panela tampada.
  • Agora, durante as 2h de cozimento, você irá checar a carne de tempos em tempos, se perceber que o molho está secando, acrescente um copo de água e misture. (Apesar de esperar 3h minha carne não ficou desfiando como esperado, mas muito macia)
  • Depois que o molho estiver pronto, cozinhe o linguine conforme instruções da embalagem, misture ao molho, decore com folhinhas de manjericão e é só servir.


Comentários

Postagens mais visitadas